NOTÍCIAS – INCÊNDIO – Cetesb multa Vale Fertilizantes em R$ 8 milhões

Cetesb/Divulgação

O fogo consumiu 10 mil toneladas do produto que produziram a fumaça tóxica por mais de cinco horas

O secretário do Meio Ambiente paulista, Ricardo Salles, informou nesta quarta-feira, dia 18, que a Companhia Ambiental Do Estado De São Paulo (Cetesb) aplicou uma multa no valor de R$ 8 milhões na empresa Vale Fertilizante pela emissão de poluentes na atmosfera após uma incêndio ocorrido na unidade 2 da empresa no dia 5 de janeiro, em Cubatão.

Em visita ao município, Salles falou também sobre o lançamento de efluentes contaminados com nitrato de amônio em curso de água, contaminando o rio Mogi, que fica às margens da empresa.

O fogo, que apareceu após uma explosão na unidade, consumiu 10 mil toneladas do produto que produziram a fumaça tóxica por mais de cinco horas. Mais de 150 familiares da comunidade da Vila Mantiqueira precisaram ser retiradas de casa. Se respirado em grandes concentrações o produto pode causar irritação do nariz e no sistema respiratório, além de tosse e dor de garganta.

No dia do incidente, um militar do Corpo de Bombeiros passou mal e precisou ser encaminhado para o hospital. Após o ocorrido, a Cetesb suspendeu a licença de operação da unidade de nitrato de amônio da Vale até que a área seja totalmente recuperada e reconstruída e seja novamente licenciada.

Empresa pode recorrer

Após receber o auto de infração da Cetesb, a Vale Fertilizantes informou que analisa o documento. "No momento, a empresa está avaliando o conteúdo do documento para tomada de decisão quanto ao eventual questionamento do valor da multa e das exigências estabelecidas pelo Órgão Ambiental", disse a empresa em nota.

Canal Rural, com informações da Agência Estadão

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *