Campo e Lavoura – Tecnologia – Empresa gaúcha lança drones para lavouras e para combater o Aedes

Pelicano e Zika Killer serão apresentados na Expodireto

Empresa gaúcha lança drones para lavouras e para combater o Aedes sky drones/divulgação

Lançamento do drone Pelicano, que faz a pulverização seletiva das lavourasFoto: sky drones / divulgação

Tem novidade no ar da Expodireto-Cotrijal, feira realizada em Não-Me-Toque. A SkyDrones lança dia 9 drone direcionado às propriedades rurais. Batizado de Pelicano, o equipamento carrega produtos para a pulverização das lavouras – a capacidade é de 10 quilos. A diferença em relação aos métodos tradicionais está na seletividade.
– A ideia é, primeiro, achar o problema, para, depois, fazer uma aplicação seletiva. Não queremos substituir a pulverização tradicional e, sim, fazê-la de maneira mais inteligente – explica Ulf Bogdawa, CEO da SkyDrones.
Na prática, a projeção é de que o equipamento, que voa de dois a três metros acima da plantação, reduza em até 60% a quantidade de agroquímicos.
O custo ficará na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil. No Japão, de onde vem a inspiração da empresa gaúcha, em agosto do ano passado havia 2,7 mil drones em operação. No Brasil, a projeção é de que esse mercado possa ser 10 vezes maior.
O Pelicano será simultaneamente lançado no Uruguai e no Paraguai. A tecnologia serviu de base para outro produto, o Zika Killer, cujo objetivo é atacar o inimigo chamado Aedes aegypti.

Leia outras colunas de Gisele Loeblein

Por: Gisele Loeblein

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *