DANILO UCHA

O sucesso da hotelaria junto à natureza

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Samuel da Silveira aposta no desenvolvimento turístico de Viamão

Samuel da Silveira aposta no desenvolvimento turístico de Viamão

Viamão, um dos poucos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre que soube preservar suas áreas de mata nativa e belezas naturais, como flora e fauna, lagos e rios, está colhendo os frutos disso através do crescimento do turismo favorecido por empreendimentos de hotelaria e gastronomia inseridos na natureza. Um dos exemplos é o hotel Vila Ventura, próximo da Capital, do Parque de Itapuã e da Lagoa dos Patos, no meio de um belo parque, o preferido de delegações esportivas que vem ao Estado — a Seleção Brasileira de Futebol se hospeda por lá a partir desta segunda-feira em função do amistoso com Honduras, que será na quarta-feira, no Beira-Rio — e de empresas e entidades de todo País que procuram locais tranquilos para realizar suas convenções. Aberto há 12 anos, tem 79 apartamentos e, em breve, começará a construir outros 27 para atender a demanda, segundo Samuel Silveira, proprietário da área, que se engajou na luta pelo desenvolvimento turístico de Viamão, como a consolidação do Caminho das Especiarias, trajeto definido até Itapuã para levar visitantes às propriedades rurais que produzem chinchilas, leite e queijo de cabra, iogurtes especiais e queijos convencionais, uvas de mesa, frutas exóticas e temperos, além de conhecer locais de gastronomia diferenciada, como o restaurante Butiá e o sítio gourmet do chef José Luiz, o Gordo na Cozinha. A ideia é unir esta rota com a dos Caminhos Rurais, já consolidada na Zona Sul de Porto Alegre.

Uso dos rios

Depois que participou do seminário da Famurs e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) sobre as possibilidades do transporte hidroviário no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Pedro Ruas (P-Sol) passou a interessar-se pelo tema e conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, a criação da Subcomissão do Transporte Hidroviário de Passageiros. O objetivo é debater as condições de criação e incentivo ao transporte de passageiros e de cargas por via fluvial. Autor da Lei nº 6.384/89, que criou o transporte hidroviário na Capital, Ruas destaca a importância da utilização dos diversos cursos d’água existentes em todo o território gaúcho que não são aproveitados e passou a apoiar a luta do presidente da ABTP, Wilen Manteli.

Azeite uruguaio

A NPK Negócios Internacionais, de Nei Pflug Ketzer, está trazendo para Porto Alegre o azeite uruguaio extravirgem premium Don Eladio com sabor frutado e baixa acidez (0,3%), em embalagens de 250 ml, 500 ml e 5 litros. É produzido artesanalmente na região serrana de Rocha, no Uruguai. Pode ser degustado na Confraria da Vasco (rua Vasco da Gama esq. Miguel Tostes) e na diVino (rua Tobias da Silva, 44).

Etanol

A decisão do governo federal de aumentar de 25% para 27% o percentual de etanol anidro na gasolina C deve reduzir em 2,08% as emissões de gases de efeito estufa decorrentes da queima do combustível no ano. Esse é o principal resultado de análise realizada pela Ecofrotas, empresa líder do mercado brasileiro de gestão de frotas. Para efeito de cálculos, a Ecofrotas considerou o volume de gasolina consumido no território brasileiro no ano passado — 44,4 milhões de litros, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Se, em 2014, o percentual de etanol anidro na gasolina fosse de 27%, o Brasil teria deixado de emitir, no ano, 1.590 toneladas de CO2, segundo o diretor Institucional e de Sustentabilidade da Ecofrotas, Sérgio Rego Monteiro Filho.

São José do Norte

Trabalhadores demitidos do estaleiro EBR, em São José do Norte, e o sindicato da categoria realizarão assembleia de protesto diante da fábrica amanhã, às 7h30min. Os cerca de 2 mil trabalhadores ameaçam paralisar as atividades se 20 colegas demitidos não forem reintegrados.

O Dia

  • O Sindiatacadistas realizará, hoje e amanhã, os cursos Motivação para Profissionais de RH, com César Augusto Pancinha, e o de Excel como ferramenta para gestão de estoques, fretes e auditoria de cobrança de transporte, com Fernando Mancuzo. Inscrições em www.sindiatacadistas.com.br.
  • O oncologista do Hospital Moinhos de Vento, Rui Fernando Weschenfelder, participa do Congresso Mundial de Câncer Gástrico, em São Paulo.
  • Lançamento da parceria entre a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências — Fundatec e a Co.Place para oferecer consultorias e cursos de capacitação na região Sul do Estado em Administração, Qualidade, Tecnologia e Saúde. Na sede da Co.Place, em Rio Grande.
  • Francisco Kieling Lumertz, fundador da Selcon Consultores Associado, será o palestrante do almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h.
  • O 6º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz promoverá o 7º Seminário do Arroz Irrigado de Santa Maria, às 16h, no Salão da Palma (BR-287, junto ao trevo de acesso à Silveira Martins).
  • Festa de lançamento da 81ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, às 19h, no Parque de Exposições Assis Brasil (São Gabriel).
  • O empresário Torquato Ribeiro Pontes Neto, diretor da Torquato Pontes Pescados e atual vice-presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, será eleito presidente, às 18h, em chapa única. Substituirá Renan Lopes.
  • Coquetel de aniversário da loja Alma Pescados, às 18h30min, na rua Pereira Passos, 76, Vila Assunção. O chef Xavier Gamez estará oferecendo algumas de suas delícias.
  • Inauguração do Via Cultura, espaço cultural e de bem-estar, na rua Carajá, 51, na Vila Assunção, às 19h, com o Coro de Harvard, o Duo Rutkoski, de violoncelo e piano, e o Trio Porto Tango.
  • O Hospital Giovanni Battista (Mãe de Deus Center) conquistou a certificação ONA 3, da Organização Nacional de Acreditação, chancelada pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua).

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 08/06/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *