DANILO UCHA: Invasão chinesa

Invasão chinesa

MATEUS BRUXEL/ARQUIVO/JC

Bandeira chinesa ao lado da brasileira em Candiota

Bandeira chinesa ao lado da brasileira em Candiota

Depois da invasão no setor de grãos, com a aquisição de terras no Brasil para produzir soja e outros produtos agrícolas, visando verticalizar o negócio, isto é, eles plantarem, colherem, processarem e exportarem, porque consideram os brasileiros muito complicados e impontuais, os chineses vão entrar firme, também, no setor de infraestrutura. O mercado das grandes empresas comenta que a China dispõe de US$ 30 bilhões para investir, no Brasil, em ferrovias, rodovias, portos, terminais aeroportuários, geração e transmissão de energia. Por um lado, é bom. Por outro, nem tanto, pois as obras seriam tocadas por construtoras chinesas que trariam mão de obra de fora do País. Os chineses estão tão presentes no País que vários escritórios de advocacia, como o Demarest Advogados, criaram departamento para atender clientes chineses. Uma demonstração do interesse chinês foi dado, em junho, em Brasília, quando mais de 200 empresários da China participaram do seminário Brasil-China, com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Bndes, Luciano Coutinho, e ministros brasileiros. No Rio Grande do Sul, já há chineses em Candiota, Guaíba e Camaquã e a empresa chinesa Huawei, uma das maiores do mundo no setor de telecomunicações, pretende instalar centro de inovação no Tecnopuc, em Porto Alegre.

Assistência
A Vital Card, do Grupo Schultz Turismo, será a assistência médica oficial do Festuris, em Gramado. Há 13 anos no mercado, a empresa oferece um cartão de assistência que visa garantir pronto atendimento em situações de emergência durante a viagem do segurado.
Paz no leite
O Ministério da Agricultura lançará, no 41º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, que começará hoje, às 9h, em Gramado, o Programa Alimento Seguro no Leite (PAS). Uma iniciativa, sem dúvida, oportuna, porque os consumidores gaúchos estão perdendo a paz diante da grande quantidade de problemas com a qualidade do leite da indústria gaúcha. Agora, foram as cooperativas Piá e Santa Clara as acusadas de terem fraudado o leite.
Fronteira
O comércio varejista das cidades brasileiras que fazem fronteira com a Argentina está sendo beneficiado pela crise no vizinho país, pois os habitantes do outro lado buscam no Brasil os produtos que faltam em seu país, mas o grande comércio internacional está sofrendo com dificuldades na passagem das fronteiras e problemas no transporte argentino, com falta de trens e de caminhões. A informação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, Jorge Urquiza.
Espumante Garibaldi
O espumante Garibaldi Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, conquistou mais um prêmio, a Medalha de Prata no San Francisco International Wine Competition, nos Estado Unidos. Concorreu com 4.569 amostras de 31 países, que passaram pelo crivo de 60 degustadores. Este espumante já contabiliza 65 premiações nacionais e internacionais. A cooperativa recebeu ainda duas medalhas de Bronze com os espumantes Garibaldi Brut Chardonnay e Espumante Amaze Moscatel.

Controle de viagens
As empresas gaúchas ocupam a segunda posição em nível nacional entre as que usam sistemas tecnológicos de gestão para fazer reservas ou controlar gastos de viagens de negócios. O resultado faz parte de pesquisa inédita, abrangendo companhias de 13 estados dos setores industrial, de comércio e de serviços, realizada pela Argo IT.

Construsul
No estande da Tintas Killing, na Construsul, em Novo Hamburgo, os visitantes encontram um painel para pintar e interagir com os produtos, segundo Roberta Diehl, supervisora de marketing. Já a Totvs está expondo soluções em Tecnologia da Informação para o setor de construção. A Vonder está fazendo vários lançamentos, entre os quais, geradores, motobombas e motores à gasolina.

O Dia

  • A Biotrigo está lançando cultivar para altos rendimentos no Seminário Técnico do Trigo, em Canela. No Hotel Continental.
  • Primeiro dia do pré-congresso da Jornada Gaúcha de Radiologia, no Hotel Plaza São Rafael, às 8h.
  • Às 8h30min, abertura do Fórum de Infraestrutura e Logística da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, no Hotel Laghetto Viverone, na rua Dr. Vale, 579.
  • Às 9h, na Fiergs, o 15º Congresso Internacional da Gestão, a 19ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 4ª edição do Prêmio Inovação PGQP.
  • A Braskem realizará, às 10h30min, entrevista para divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2014. Para participar via web cast: http://www.leobroswebcast.com.br/Webcast/Web/Braskem/2T14/.
  • A empresária Wilma Araujo Santos será a palestrante do almoço da ADCE, na Igreja da Pompéia, falando sobre experiência e formação para ser empreendedor. Ela é superintendente da Junior Achievement.
  • A Totvs apresentará novidades em TI para a área de saúde, às 12h30min, na rua Silva Jardim, 350, com Nelson Pires, Ricardo Rocha e Julio Zimmermann.
  • Às 13h, na Fiergs, a RS Óleo & Gás promoverá o seminário sobre oportunidades nos setores de petróleo, gás e energias no mercado gaúcho.
  • A Grendene apresentará resultados na reunião da Apimec Sul, às 18h30min, no Hotel Sheraton.
  • Lançamento do livro Virtude e verdade – Graus inefáveis, de Luiz Fachin, às 19h, na Saraiva do Praia de Belas Shopping (Editora AGE, 243 páginas, R$ 43,00).
  • Inauguração, em Caxias do Sul, às 19h, da loja Gran Finale Soluções em Acabamento, no Villaggio Iguatemi.
  • Desfile de moda em Lajeado, às 19h30min, na loja Casual, na rua Benjamin Constant, 1.034.
  • A fotógrafa Lisette Guerra inaugurará exposição de fotos sobre Cuba, às 19h, na Usina do Gasômetro.
  • Lançamento do livro Abismados em amor, de Donaldo Schüller, às 19h30min, no Urban Offices, avenida Carlos Gomes, 1.492, e debate com as psicanalistas Clarice Ribeiro e Fernanda Bernd.
  • Acomac Porto Alegre, associação dos lojistas de materiais de construção, comemorará 37 anos, com jantar, às 20h, durante a Construsul, na Fenac, em Novo Hamburgo.

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 07/08/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *